segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Valsa


A dança foi surgindo nas regiões campestres da Áustria e Alemanha, a partir do minueto (dança em que os pares dançavam separados) e do Laendler (dança campesina mais antiga). Sua característica alegre e envolvente logo levou o ritmo à preferência de muitos, com exceção das classes aristocráticas e camadas sociais mais altas, que a consideravam imoral e vulgar. Em algumas partes da Inglaterra e em cortes alemãs, a dança foi proibida por algumas décadas. Por ocasião do Congres-so de Viena (1814/1815: reunião inter-nacional que restabeleceu o equilíbrio europeu após a derrota de Napoleão Bonaparte) a valsa foi vencendo as barreiras do pre-conceito e em pouco tempo se fez pre-sente nos salões, palácios e cortes imperiais, animando suntuosas e fre-qüentes festas à luz de grandiosos candelabros.

Isso se deu principalmente em Viena: a dança passou então a ser considerada de gran-de elegância, vindo a substituir os mi-nuetos e gavotas, antigas danças fran-cesas. Atualmente, a valsa mantém-se presente em ocasiões tradicionais: bailes de formatura e debutantes, festas de casamento, etc.

No Brasil a valsa teve importância fundamental na vida musical urbana, tanto como música de dança nos salões aristocráticos, seja como música cantada popularmente pelos seresteiros e que posteriormente foram denominadas "serestas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário